domingo, 25 de março de 2012

VIVENDO DO PASSADO?

CUIDADO!!


“Conhecemos pessoas que vivem do passado. Ficam alimentando lembranças de um passado que segundo elas era sempre melhor do que o presente. Curtem o passado. Tudo no passado era melhor. Os produtos melhores. Os funcionários mais dedicados. Os clientes mais fiéis. As pessoas mais educadas. Etc, etc.

Viver do passado é um perigo e pode constituir-se num poderoso vício. Olhando para o retrovisor, não consigo prestar atenção a não ser no caminho que já passou. Olhando para o retrovisor, corro o risco de bater de frente com o futuro. Olhando para o retrovisor perco a chance de admirar e ver as oportunidades do caminho à minha frente. Cuidado!

Conheço empresas e empresários que vivem o passado, imaginando e torcendo para que ele volte. Tempos em que a competição era menor, menos acirrada. Tempos em que competíamos internamente somente com empresas do Brasil. Tempos em que nossas margens de comercialização eram muito maiores do que são hoje. Tempos em que o poder estava nas mãos das empresas e não nas mãos dos clientes como hoje. Tempos em que chefiar era “mandar” e todos obedeciam cegamente às ordens sem questionar.

O mundo mudou. O Brasil mudou. O cliente mudou. E é preciso que acreditemos que essa mudança não tem volta. O “poder” realmente mudou das mãos da empresa para as mãos dos clientes. As margens caíram e talvez caiam ainda mais. Estamos competindo com empresas e produtos do mundo inteiro e mesmo com o chamado “dumping social” da China. Viver do passado e perder um precioso tempo e preciosa energia que deveriam ser canalizadas para a conquista de novos mercados. Viver do passado é desperdiçar a inteligência que deveria ser canalizada para surpreender nossos clientes e transformá-los em nossos “vendedores” ativos. Viver do passado é enfim, pura perda de tempo e energia! Cuidado!

Lembre-se, que o passado, passou. É preciso viver o presente e construir o futuro.   
                                                                         “Autor desconhecido”




NC - AQ

Nenhum comentário: